Banner 3

Anel raspador

$title

O anel raspador é formado por uma peça moldada de borracha com um lábio de raspagem de ângulo positivo e uma seção rígida para montagem com ou sem anel metálico.

A função do anel raspador consiste na remoção de poeira e partículas abrasivas que se depositam nas hastes de sistemas hidráulicos ou pneumáticos, com o objetivo de proteger as superfícies internas do equipamento.

O anel raspador pode até combinar a função de raspar e vedar, a função de vedar deve ser de um vedador separado. Existem raspadores de seção regular, seção chanfrada e seções de forma especial.

Anéis raspadores em borracha fabricados com elastômeros a base de poliuretano e outras borrachas sintéticas.

Os modelos de anel raspador sem anel metálico possuem uso limitado a pequenos diâmetros, uma vez que grandes diâmetros requerem seções rígidas para evitar o levantamento do lábio provocado pelo movimento ou pela pressão exercida no lábio. Eles exigem alojamentos com tolerâncias apertadas.

Os modelos de anel raspador com anel metálico, por possuírem excelente rigidez e configuração geométrica adequada à raspagem, são considerados os rapadores de melhor eficiência e denominados anéis raspadores de extremidade aberta.